quarta-feira, julho 25, 2012

Gleiser: Deus Não Tem Espaço na Mecânica Universal

Marcelo Gleiser no Canal Livre da Band
Veja abaixo a primeira e a última parte da entrevista do físico Marcelo Gleiser ao Canal Livre da Band do dia 22/07. Na primeira parte da entrevista é feita a pergunta crucial quanto a necessidade ou espaço para Deus na Mecânica Universal. Pergunta, que de forma didática, ele só responde no último bloco.

No primeiro bloco ele explicou o surgimento da Ciência e mostrou como no início dos tempos, sem Ciência, os homens explicavam todos os fenômenos através da criação de divindades. Assim, tínhamos o deus do Trovão, o deus Hélio, dos gregos que carregava a carruagem do Sol ao redor da Terra e todos os fenômenos ganhavam um deus protagonista. Todas essas explicações eram razoáveis visto a total falta de conhecimento sobre os fenômenos naturais. Com a racionalização, advento e desenvolvimento paulatino da Ciência o homem não precisa mais dessas explicações, embora em pleno século 21 muitos teimem em mantê-las.


Marcelo Gleiser também explicou que a denominação partícula de Deus, para o Bóson de Higgs, surgiu de uma jogada de marketing do editor do livro de Leon Lederman, cientista que passou para a história como criador dessa infeliz denominação.

Obs. (Jan 2015): Aparentemente a Band, ou retirou os vídeos originalmente postados ou os modificou de local. Mantivemos o texto original da postagem e incluímos um novo link com a entrevista completa, que segundo o autor do up-load tem um pequeno corte que não foi possível recuperar

Entrevista Completa

Nenhum comentário: