terça-feira, setembro 25, 2007

Aproxima-se o Tempo da Dengue


Durante algum tempo venho procurando algum especialista para escrever algo explicando porque fracassamos no combate à Dengue, como não consegui me aventuro a colocar alguns comentários.

Aproxima-se o verão e com ele o perigo. Não que não exista por parte da autoridades uma preocupação constante. Aqui no Rio de Janeiro, não sei se pela recente realização do PAN, deu para notar bastante no início de 2007 a presença dos vigilantes sanitários. Há cerca de 4 anos, quando morava na Zona Sul, a Dengue era para mim algo que ocorria na Zona Oeste, estatística de telejornal.

Em 2003 mudei-me para a Barra e a dengue começou a ser algo mais real na minha vida. Primeiro pelas constantes visitas de vigilantes sanitários na minha casa, depois, mais tarde, a descoberta de larvas em uma planta do nosso jardim e finalmente, apesar de todos os cuidados aprendidos e tendo a certeza que a larva não foi gerada em nossa casa, ao contrair a doença em maio de 2007.

É uma doença devastadora e só quem contraiu pode ter uma noção exata.

Olhando o mapa de infestação do mosquito em todas as regiões do país de 1990 para cá vemos que a despeito de todas as políticas de saúde contra epidemias estamos perdendo esta guerra. A razão me parece ligada a maior importância dada ao combate ao mosquito do que ao controle do nascimento de larvas. E isto tem relação com a participação da população e conseqüentemente com o grau de informação da mesma.

Se a população não se engajar evitando as práticas incorretas de acúmulo da água em lajes, vasos, pneus, lixo desorganizado etc., nunca venceremos esta batalha.

Falando em engajamento, todos que possuem um computador podem também contribuir, por exemplo, filiando-se ao programa Discovering Dengue Drugs – Together, patrocinado pela IBM e disponível na World Community Grid Filie-se e coloque as horas ociosas de seu computador em prol do combate mundial à dengue. Criamos até um time dentro da comunidade denominado MPHP. Após filiar-se à WordCommunityGrid, filie-se também ao nosso time. Assim que obtivermos uma massa crítica de membros poderemos lançar algum desafio dentro do programa.

Nenhum comentário: