quinta-feira, setembro 13, 2007

Identificada Rede Cerebral Ligada Com Inteligência


A ilustração da foto mostra área do cérebro importantes para a inteligência.Credito: UCI

Numa pesquisa sobre 37 estudos de imagens relacionadas com a inteligência, incluindo a sua própria, Richard Haier da Universidade da Califórnia, Irvine and Rex Jung da Universidade do México encontraram evidências de uma neurobiologia distinta da inteligência humana. A sua Parieto-Frontal Integration Theory (P-FIT) identifica uma rede cerebral relacionada com a inteligência, basicamente, envolvendo áreas nos lóbulos parietal e frontal.

O seu relatório inclui comentários de 19 pesquisadores a aparece online no journal Behavioral and Brain Sciences.

“Recentes estudos de neurociência sugerem que a inteligência é relacionada com a facilidade com que a informação trafega através do cérebro,” afirmou Haier, um professor de psicologia e da Escola de Medicina e um antigo pesquisador da inteligência humana. “Nossa análise de estudos de imagens identifica as estações ao longo das rotas assumidas pelo processo de informação inteligente. Na medida que conhecermos aonde as estações estão podemos estudar como elas se relacionam com a inteligência.”

Os dados sugerem que algumas das áreas do cérebro relacionadas com a inteligência são as mesmas relacionadas com a atenção e memória e com funções mais complexas como a linguagem. Haier e Jung afirmam que esta possível integração de funções cognitivas sugere que os níveis de inteligência podem estar baseados em quão, eficientemente, a rede frontal-parietal processa informação.

Estudos da inteligência por imagem do cérebro são relativamente novos, com Haier executando alguns dos primeiros cerca de apenas 20 anos atrás. Embora ainda exista discussão em como definir e medir a inteligência, Haier e Jung encontraram consistências surpreendentes nos estudos que analisaram a despeito do fato dos estudos representarem uma variedade de abordagens.

No seu breve comentário o psicólogo da Universidade de Washington Earl Hunt escreveu: “o modelo P-FIT de Jung e Haier mostra como progredimos bastante na direção do entendimento das bases biológicas da inteligência. Vinte anos atrás, pesquisadores deste campo estavam engajados em uma não edificante discussão sobre a relação do tamanho do crânio e os resultados de testes de inteligência. Valendo-se dos enormes avanços nas medidas do cérebro que ocorreram nos último quarto de século [Jung e Haier] podem assumir as mais sofisticadas visões que as diferenças individuais na inteligência dependem, em parte, sobre diferenças individuais em áreas específicas do cérebro e das conexões entre elas.”

Nenhum comentário: