quinta-feira, setembro 27, 2007

Cientistas Induzem Exp. Fora-do-Corpo

UPI, Aug. 24, 2007

Pesquisadores britânicos e de outros países europeus encontraram uma maneira de induzir experiências fora-do-corpo usando óculos de realidade virtual.

Os pesquisadores, que utilizaram os óculos para misturar sinais sensoriais com o cérebro, afirmaram em um release da Associação Americana para o Progresso da Ciência que estudos sugerem uma explicação científica para o fenômeno muitas vezes considerado como um ilusão da imaginação.

Os cientistas afirmaram que a visão de seus corpos localizados em algum lugar somados ao fato de seus corpos reais terem sido tocados simultaneamente fez com que voluntários sentissem que haviam se movido para fora de seus corpos físicos.

A descoberta, publicada no journal Science, sugere que experiências fora-do-corpo podem ser criadas por uma desconexão entre os circuitos do cérebro que processam certos tipos de informações sensoriais.

Num estudo realizado por Henrik Ehrsson da University College London e o Karolinska Institute em Estocolmo, voluntários viram imagens gravadas através de seus headsets. Em outro estudo realizado por Olaf Blanke da Ecole Polytechique Federale de Lausanne e do University Hospital na Suiça, voluntários viram imagens de seus próprios corpos de uma perspectiva por de trás deles.

Os estudos afirmam que o conflito multi sensorial é um mecanismo chave que fundamenta as experiências fora-do-corpo.

Nenhum comentário: