domingo, maio 27, 2012

A Perplexidade do Ministro

O Ministro do STF, Gilmar Mendes, segundo "Veja", afirmou ter ficado perplexo com o comportamento e insinuações despropositadas do ex-presidente Lula", parecendo o roto falando do esfarrapado. 


Que cidadão honesto e realmente interessado na justiça nesse país se surpreenderia com qualquer pronunciamento ou ação do ex-presidente Lula? 


Não me parece ser esta uma surpresa crível, visto ser Lula um homem cujo único objetivo é tomar o controle do Estado para seus companheiros petistas, passando por cima da ética e burlando o que for necessário na Lei. 


Gilmar Mendes, de passado duvidoso na condução do caso Opportunity no STF, não reúne insuspeição ilimitada para se postar tão surpreso com a suposta atitude do ex-presidente.


Episódios como esses servem para colocar à mostra a vulnerabilidade de nossa corte maior. Aguardemos, para ver se o Ministro Lewandowski vai mesmo propiciar o julgamento começar em agosto. Esse será um excelente indicativo da isenção do STF.


No entanto, a manifestação do decano do STF, Ministro Celso de Mello, nos dá uma enorme esperança na isenção do STF. Assim se pronunciou o Ministro:

O episódio é grave e inqualificável sob todos os aspectos: “Um gesto de desrespeito por todo o STF. Sem falar no caráter indecoroso é um comportamento que jamais poderia ser adotado por quem exerceu o mais alto cargo da República. Surpreendente essa tentativa espúria de interferir em assunto que não permite essa abordagem. Não se pode contemporizar com o desconhecimento do sistema constitucional do país nem com o desconhecimento dos limites éticos e jurídicos”.

Nenhum comentário: