sábado, maio 12, 2012

O Milagre da Ficção

Hoje não pretendo dedicar-me a política, obscurantismo religioso ou ciência e tecnologia de ponta, mas sobre algo mais ameno no ramo de entretenimentos, as séries americanas de TV. O que muitos xenófobos denominam enlatados americanos são na verdade roteiros bem elaborados que com ajuda de tecnologia se tornam incomparáveis aos ridículos roteiros das novelas brasileiras.

Essas séries nos fornecem o poder que a boa ficção contém de nos desconectar do dia-a-dia da nojenta política brasileira e seus corruptos e corruptores impunes.

Vou me deter sobre três desses shows, embora pudesse citar alguns outros. Os três que escolhi estão entre aqueles que assisti todas as temporadas. São eles Medium, The Event e Heroes.

Medium é inspirada na vida da médium americana Allison DuBois que serviu e ainda serve ao escritório do promotor de Poenix - Arizona, auxiliando com suas habilidades na solução de homicídios. A série foi ao ar de 2005 a 2011, merecedora de vários prêmios conferidos a diversos de seus protagonistas, incluindo prêmio Emmy Award ganho pela protagonista principal, no papel da própria Allison, Patricia Arquete. Aqui não interessa se você acredita ou não, inteiramente, nas habilidades paranormais de Allison, que inclusive é o meu caso, pois trata-se de um roteiro extremamente inteligente que se baseia na suposta habilidade paranormal de uma pessoa.
Aliado a isso existe a magia do dia-a-dia de Allison, seu marido Joe e suas três filhas ao vivenciarmos seus problemas, dramas e os momentos felizes de uma família equilibrada e movida pelo amor.
Nesse aspecto a série busca ser fiel a realidade. O marido de Allison chama-se Joe Dubois , é engenheiro aeronáutico e o casal tem três filhas cujos nomes não são os mesmos das meninas na vida real. A Allisson DuBois real é muito conhecida nos E.U.A, como escritora e palestrante com regularidade. Toda a história se desenvolve em 7 temporadas tendo se encerrado oficialmente em 2011, deixando inúmeros fãs órfãos.



A segunda sugestão, infelizmente, é uma série que está estagnada na 1ª temporada, com 22 episódios. Através de uma decisão, para muitos inexplicável, a rede NBS não renovou em 2011 o show para temporadas seguintes e os produtores estão ainda procurando novo contrato, provavelmente com a CBS, mas até a data presente a esse acordo ainda não foi alcançado o que torço bastante. Trata-se de um roteiro também muito inteligente envolvendo um grupo de extraterrestres com aparência física idêntica a humana com apenas 2% de diferença com o DNA humano, o que lhes permite uma mistura total com o seres humanos, com o detalhe que não envelhecem. Eles  chegam ao nosso planeta em meados do século 20, são parcialmente aprisionados por mais de 60 anos em uma prisão de segurança máxima no Alaska,  após a queda de sua nave. Essa situação era um segredo guardado da população a sete chaves pelo governo americano até que finalmente a parte do grupo que não estava confinada na prisão, mas sim misturada com a população, começa a criar problemas tentando criar condições para trazer toda a sua raça do seu planeta em extinção, para a Terra. As ações se desenvolvem em um ritmo frenético, muito parecido com a conhecida série 24 horas.

A terceira sugestão é a série Heroes em 4 temporadas.  Infelizmente, sem uma temporada final. Heroes retrata o aparecimento de mutações genéticas em parte da população, que as fazem adquirir diversos tipos de poderes especiais. A trama se desenvolve com ações daqueles que, sabendo da existência dessas pessoas, pretendem ocultá-las da população em geral, elaborando seus próprios planos para o controle e uso desses poderes. Lógico, que algumas pessoas com poderes especiais as direcionam para o mal e na luta entre o bem e o mal se desenvolve Heroes. Cerca de 8 desses Heroes, dotados de poderes especiais, permeiam todas as 7 temporadas, outros aparecem em capítulos específicos.

Todas essas séries foram assistidas através do NetFlix, não houve nenhuma pirataria tipo "download" não autorizado. O NetFlix ainda tem uma vantagem para quem não consegue assistir diretamente no inglês, existem opções dublada ou legendada. No momento, estou iniciando "Walking Deads", nesse caso em DVDs.

Nenhum comentário: