domingo, maio 01, 2011

Alexandre O Grande - 2004 Stone

Na resenha, escrita cerca de um ano atrás, sobre o filme de Oliver Stone, Alexandre O Grande, introduzimos uma cena do filme, de enorme beleza plástica, com os comentários relativos a sua eventual historicidade ou não.

Como apreciador de história, especialmente, desse período, estou um pouco frustrado, pois após quase 18 meses da publicação dessa resenha e quase 1.000 leitores, ainda não tivemos sequer um comentário.

Em vista disso resolvi, eu mesmo, fazer um comentário, enfocando algumas resenhas que li sobre o filme, escritas por críticos profissionais de cinema.

Fiquei impressionado com a mediocridade da análise desse supostos especialistas que, certamente, desconhecem os fatos históricos da vida de Alexandre e que essa versão, em grande parte, teve o mérito de considerar. Não poderia ser diferente, visto que o consultor do filme foi um renomado historiador.

Esses críticos se fixam na mocidade de Angelina e no aspecto chorão do Colin Farrell (o que aliás concordo) esquecendo-se, completamente, das virtudes incontestáveis do filme, tais como creditar a Felipe II a criação e preparação do exército de Alexandre.

Enfim, essas coisas apenas me fazem ter mais reservas com relação a críticos de cinema quando considerar assistir qualquer filme.

Vale a pena conferir


Nenhum comentário: