sexta-feira, junho 15, 2012

A Impunidade Sempre Rondando o CN

O senador Demóstenes Torres (sem partido-GO),
no Conselho de Ética (Foto: Wilson Dias/ABr)
É interessante quando assistimos a seriados americanos no estilo CSI e vemos homicidas se livrarem da lei devido a erros técnicos na investigação, alguma escuta não autorizada, alguma contaminação de prova, coisas do tipo.

Aqui no Brasil nem precisamos nos preocupar com esses erros nas investigações criminais, especialmente de homicídios, porque na maior parte do país a polícia é tão despreparada tecnicamente, que não há necessidade de erros técnicos para que criminosos permaneçam em liberdade.

No entanto, quando se trata de investigações sobre improbidades administrativas, corrupção e mal uso do dinheiro público, o Brasil dá aulas para o mundo de como deixar criminosos livres.


Está na hora de darmos um fim a essa impunidade nojenta, que encoraja, por exemplo, o Senador Demóstenes Torres ir ao STF para evitar sua cassação em um processo que é, eminentemente, político usando da alegação que as gravações nas quais ele mesmo se reconhece gravado, tenham sido obtidas de forma ilegal. Puro tecnicismo, que não inocenta sua mais que comprovada atuação na quadrilha do Carlos Cachoeira.

Esperemos que o STF não enverede por essa rota de total desmoralização dando guarida a uma tese que apenas reforça a impunidade no país, pelo menos a liminar já foi negada pela Ministra Cármen Lúcia menos de 24 horas após a apelação.

Nenhum comentário: