quinta-feira, maio 20, 2010

Conversa Afiada Desafinada


O jornalista Paulo Henrique Amorim extrapolou todos os limites da ética e da honestidade em suas recente participação no seminário inaugural do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé que serviu de lançamento para a entidade. O vídeo da reunião pode ser encontrado com facilidade na Internet.

Em seminário que durou mais de 2 horas o jornalista, PHA usou da palavra várias vezes lançando suas costumeiras acusações contra a imprensa que denomina de PIG (Partido da Imprensa Golpista), mas dessa vez, além de se valer do deboche e da falta de respeito costumeira contra seus colegas, insinuou que estava sendo armado um golpe para fraudar as eleições de 2010 e evitar a eleição da candidata de Lula, Dilma Roussef.

Dentre os pontos de sua fala, PHA afirmou que o bem mais importante da mídia é a informação e que hoje só se usa a opinião quando o fundamental é propriamente a informação em si. No entanto, parece que ele próprio não exerce sua pregação quando opina e levanta suspeitas sem informar e demonstrar a origem de suas desconfianças.

Quem PHA está acusando? O candidato mais importante na disputa com Dilma, o José Serra? Ou seria o TSE e seu presidente Ricardo Lewandowski?

Quais as provas que o PHA dispõe para fazer tal afirmação, 5 meses antes das urnas eletrônicas serem acionadas?

Ou quem sabe já não seria uma estratégia prévia visando preparar um tumulto antes da posse do novo presidente em caso de derrota da candidata do Lula?

O fato, é que criar esse clima de fraude sem apontar fatores concretos que justifiquem essa acusação configura um crime de ameaça de turbação da ordem pública com resultados negativos e com potencial de desgastar, internacionalmente, a imagem da democracia brasileira.

Qual a autoridade de Paulo Henrique Amorim para se colocar como membro de uma imprensa alternativa e independente visto que serve a uma empresa jornalística cujos responsáveis respondem por inúmeros crimes na justiça desde lavagem de dinheiro a lavagem cerebral passando por extorsão e exploração da credulidade pública? Ou será que os ínuméros ex-fieis da IURD que a processam o fazem por instigação do PIG?

O que fala em suas apresentações o PHA sobre os supostos crimes de seus patrões? O que noticiou sobre o caos no trânsito do Rio durante recente evento religioso patrocinado pela IURD quando a Record, emissora de propriedade da igreja, foi a única emissora de TV do RIO de Janeiro a não noticiar o ocorrido, chegando ao ponto de acusar outros veículos de turbinar um fato que foi nitidamente constatado por toda a sofrida população carioca?

Talvez devêssemos cunhar um acrônimo para o partido da Igreja Universal ao qual o PHA serve: PUTA (Partido Universal Tapeador Arapuqueiro).

Seus colegas que um dia trabalharam na TV Globo hoje devem estar redimidos, pois nunca o vemos fazendo piadinhas sobre o Celso Freitas e a Ana Paula Padrão, mesmo quando certamente os nota constrangidos ao serem obrigados a defender práticas da IURD no Jornal da Record. Vale dizer que eles já pertenceram, como ele próprio, daquilo que chama de PIG.

Acho que ele deveria ser intimado a apresentar suas provas sobre o que afirma com tanta certeza, sob pena de ser colocado no devido lugar, ou seja, um jornalista com desvio de caráter que distorce e orienta fatos para defender suas convicções políticas.


2 comentários:

Magrão disse...

Se você não sabe, o Paulo Henrique é autor de um livro sobre a fraude que a Globo e o SNI armaram para fraudar as eleições do Rio de 82, para evitar a vitória de Brizola.

Ele está mais do que certo em temer a fraude das eleições. Essas urnas não foram aprovadas em lugar nenhum. Ele está mais do que certo em temer isso. Eu também temo. Afinal, a Globo é a mesma Globo de 82. E o Serra, coitado, mal começou a campanha e já foi ultrapassado pela Dilma. Puxe na sua memória a campanha de 2002 e lembrarás quem é o Serra...

Se você acha que alguém exprimir sua insegurança sobre uma urna insegura e institutos de pesquisas não-confiáveis é "crime contra ordem pública", parabéns, você é um belo de um fascista. huauhauh

Ele apenas deu sua opinião sobre o que ele acha que vai ocorrer. Não tem direito de dar opiniões?

Nossa dúvida na blogosfera não é em relação ao Lewandowski... mas quanto ao Marco Aurélio Mello e ao Gilmar Mendes.

E aí, o que você vai fazer? Somos obrigados a gostar e confiar nestes juízes?

O Gilmar Mendes é o símbolo do conservadorismo no Brasil. (Um Juiz!) Um Juiz é símbolo de uma vertente ideológica. Vai em festa do PSDB e dava 700 entrevistas por semana para o PiG. (Lembro do Montesquieu falando que da boca do juiz deveria sair tão somente a pronúncia da sentença...)

E o Marco Aurélio Mello é aquele que não disse que Lula ganhou em 2006, mas que Alckmin não poderia mais ganhar em face da contagem dos votos. Freud explica.

O fato é que voltamos à década de 50. O PSDB é a nova UDN, que não ganha pelo voto (tanto que o Serra já foi ultrapassado). O PiG é tão golpista quanto antes. Por isso, nós não duvidamos que essa urna seja fraudada por um hacker qualquer. Afinal, só assim mesmo pro PSDB ganhar.

Mario Porto disse...

Na verdade não me preocupa alguém exprimir sua insegurança sobre urnas e institutos de pesquisa o que acho leviano e lançar no ventilador, sem provas concretas, acusações vagas sem identificar um alvo para criar um ambiente propício para uma eventual virada de mesa em caso de derrota.

Não morro de amores pelo Serra se é isso que você pensa, mas morro menos pelo antiético governo Lula que tinha tudo para ser realmente reconhecido por 80% da população, um dado de pesquisa que não tenho dúvidas que é falso, se assumisse atitudes sem prepotência deixando de se acharo "o cara" e enfiando menos os pés pela mãos em muitas áreas.

Um governo de paradoxos que acabam por demonstrar seu real despreparo. Enquanto nos brinda com boas atitudes como o Plano de Estratégia Nacional de Defesa (END) e a retomada da Construção Naval nos empurra pela goela Belo Monte para satisfazer empreiteiras, fazer o governo correr inteiramente o risco do empreendimento e deixar o contribuinte pagar a conta de um planejamento financeiro que não fecha. Isto sim é fascismo, igualzinho aos governos militares.

Como vê não faço oposição por princípio. É isto que falta nesse governo. Está na hora de vestir as sandálias da humildade e deixar de pensar que Lula descobriu o Brasil