quarta-feira, maio 12, 2010

Pátria de Chuteiras: Que Bobagem!

A entrevista coletiva do treinador da seleção brasileira após o anúncio dos convocados para a Copa do Mundo foi um poço de reflexões para a nossa sociedade e para o próprio futebol.

Em primeiro lugar o ufanismo patriótico sobre uma simples competição esportiva chega às raias do surreal. Quando Nelson Rodrigues cunhou o termo, "futebol a pátria de chuteiras", certamente nosso maior cronista da tragédia humana estava exatamente analisando e qualificando os excessos.

Gostaria de ver esse ufanismo patriótico na discussão de problemas mais importantes como educação, saúde e o combate à violência.

Dunga, nosso coerente treinador deveria tomar mais cuidado ao entrar em searas às quais não domina. Todos nós, viventes ou não da ditadura e da escravidão estamos chocados com as declarações que agridem a história e os historiadores.

Por outro lado, mesmo dentro de sua seara específica Dunga demonstrou uma coerência próxima da teimosia e que provavelmente fará a seleção jogar coerente e burocraticamente rumo a participar no máximo de quatro partidas nessa Copa.

O sucesso é premiado não só aos coerentes mas principalmente aos ousados.

Nenhum comentário: