sábado, junho 30, 2012

Brasil, Felizmente Menos Religioso

Pesquisa do IBGE oriunda dos dados do último senso mostra que o país ficou menos religioso embora tenham ocorrido migrações dentro do segmento religioso, com diminuição dos católicos e aumento dos evangélicos em geral.

Conforme dados da própria pesquisa indicam, a diminuição dos católicos se dá, principalmente, devido ao tamanho e a estrutura da Igreja Católica, centralizada e pesada para mudanças de rota, enquanto os evangélicos com estrutura mais leve se movem melhor para abarcar em suas hostes os migrantes, sobretudo do nordeste.

Embora se tenha algo a comemorar quanto ao decréscimo geral da religiosidade no país, o que assusta é exatamente essa mudança interna, dando força a agremiações mais fundamentalistas e aproveitadoras da ignorância das populações.

O conhecimento é algo que percola a população mundial de maneira lenta, mas gradual e com o passar dos anos a aplicação em cada vez maior escala da ciência e da tecnologia o futuro reserva o ostracismo para a maioria das religiões atuais. É verdade que o homem sempre coloca algo no lugar de suas crenças ultrapassadas e não devemos esperar a completa e total extinção das religiões.


Nenhum comentário: