sábado, fevereiro 25, 2012

Coragem Política na Valorização dos Concursados

Temos publicado bastante em nosso Twitter (@mphp) a ideia de que o governo precisa estabelecer um basta nas nomeações político partidárias limitando os cargos políticos aos Ministros e seus Secretários Executivos, como acontece em qualquer democracia evoluída no mundo.

Dessa maneira, não só acabaríamos com a orgia do Toma-Lá-Dá-Cá como também aumentaríamos a eficiência da máquina pública que não sofreia a paralisação comum nos primeiros seis meses de cada novo governo, seja no nível federal, estadual ou municipal.



Recentemente, tivemos uma nomeação a Presidente oriunda dos próprios quadros funcionais, na maior estatal brasileira. Por que isso não pode ser implementado para as demais? Estaríamos valorizando os funcionários de carreira, que sempre assistem o pouso de aves estranhas em seu ninho, muitas vezes de outras espécies, não identificadas com a sua população.

Bastaria para isso, se não estamos enganados, de um simples Decreto Presidencial, que poderia estabelecer algumas exceções caso elas sejam cabíveis.

A implementação de uma medida como essa nos parece tão necessariamente óbvia quanto simples, pois para tanto, bastaria a coragem política da presidente. E não estamos sequer considerando a enorme economia para os cofres públicos, ajudando nos cortes em tempos de crise financeira mundial.

Os partidos de oposição, que tanto criticam o loteamento político dos cargos de governo, poderiam encampar essa medida em suas plataformas políticas ou quem sabe, conseguimos mobilizar a sociedade novamente como no projeto Ficha Limpa?

Está lançada a ideia, agora e disseminá-la.

Nenhum comentário: