sábado, maio 16, 2009

Gripe Suína, Erro Humano? OMS Investiga


KurzweillAI.net (Bloomberg) - 13 de Maio

A Organização Mundial de Saúde está investigando a alegação de um pesquisador australiano de que o vírus da gripe suína circulando pelo globo pode ter sido criado por erro humano.

Adrian Gibbs, 75, colaborador na pesquisa que levou ao desenvolvimento da medicamento da Roche Holding AG’s, Tamiflu, disse em uma entrevista que pretende publicar um relatório sugerindo que as novas cepas possam ter, acidentalmente, evoluído em ovos que os cientista usavam para criar vírus e os laboratórios usam para fazer vacinas. Gibbs disse que chegou a esta conclusão como parte de um esforço para rastrear a origem do vírus analisando plantas (blueprints) genéticas.

“Uma das explicações mais simples é que foi uma fuga do laboratório", disse Gibbs em uma entrevista à Televisão Bloomberg em 13 de maio. "Mas existem outras".

A Organização Mundial de saúde recebeu o estudo semana passada e o está revendo, disse Keiji Fukuda, o diretor-geral assistente de segurança de saúde e e ambiente da agência, em uma entrevista dia 11 de Maio. Gibbs, que estudou a evolução de germes por quatro décadas, é um dos primeiros cientistas a analisar a formação genética do vírus que foi identificado três semana atrás no México e ameaça trazer a primeira gripe pandêmica desde 1968.

Um vírus resultante de experiências laboratoriais ou da produção de vacinas exige um elevado requisito de segurança, afirma Fukuda. Identificando a fonte do vírus os cientistas podem entender melhor o potencial virótico de disseminação e de geração de doenças, afirma Gibbs.

Nenhum comentário: