quarta-feira, fevereiro 14, 2007

Criminalidade e Vontade Popular



Transcorrida uma semana do bárbaro assassinato do menino João Hélio assistimos a um desfile de vaidades no Congresso Nacional e entre as elites jurídicas que atrasam o desenvolvimento das leis penais a décadas.

Alguns destes luminares juristas insistem apenas nas medidas de longo prazo enquanto morrem nas ruas os cidadãos que trabalham e vivem hoje nesta terra sem lei e paraiso da impunidade.

Já é hora de calarmos a boca desta elite inútil.

Estamos numa democracia e que se faça a vontade popular não a vontade dos supostos técnicos que ainda teimam em defender a utópica idéia da prisão como instrumento de recuperação de criminosos. A prisão tem como função punir os criminosos e inibir a reincidência criminosa pelo receio da pena. Está mais do que provado que a impunidade incentiva o crime.

Basta de hipocrisia de esconder o rosto dos menores de idade e maiores no crime. Os criminosos utilizam este nefasto ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente, colocando os menores como bucha de canhão para proteger os verdadeiros criminosos. É a certeza da impunidade.

As medidas a longo prazo, para evitarmos a transformação das crianças de hoje em assassinos de amanhã são necessárias, mas precisamos também de medidas emergenciais, que podem até ser temporárias, para oferecermos tranqüilidade aos que vivem hoje.

Isto parece tão óbvio que fica difícil entender manifestações como a da presidente do Supremo Tribunal Federal, Ministra Ellen Gracie.

Ministra , por favor, guarda o seu "conhecimento", deixa o povo dizer o que deseja. Este é um estado democrático de direito no qual o povo tem a última palavra, não os técnicos.

Perguntem ao povo o que ele deseja promovendo um plebiscito. Não podemos continuar à mercê de uma elite que se arvora de dona da verdade e decide por milhões de brasileiros sem se importar com o que estes pensam.

Um comentário:

Anônimo disse...

Tendo em vista nossa Estado de Direito DEMOCRÁTICO, peço licença para discordar.
Quanto mais gente enfiada na cadeia mofando e sendo estprada pelos outros presos, mais gente revoltada vai sair da cadeia e mais violência a sociedade vai sofrer.
Não adianta entulhar bandido em cadeia porque eles entram réus primários e saem recrutados pelo crime organizado.
Do que addianta reduzir maioridade penal? A única diferença é colocar a molecada mais cedo na cela e criar soldadinhos do PCC.
Não existe pena perpétua no Brasil e nem pena de morte não porque a elite inútil não deixa, mas porque os representantes da vontade popular de 1988 colocaram isso na Constituição (e não pode ser mudado - chama cláusula pétrea).
Já temos 400.000 presos no Estado de São Paulo e a criminalidade triplicou.
Será mesmo que a Ministra está errada?
Fica para pensarmos.....