quarta-feira, outubro 22, 2014

O Valor de Uma Boa Obra de Ficção


Aqueles que como eu estão sempre lendo ensaios e estudos, sejam eles científicos ou de ciências humanas como Direito, História Sociologia etc., precisam às vezes parar e dar tempo para uma boa obra de ficção.

Aquele tipo, que às vezes nos faz, graças à pesquisa apurada do autor, chegar até a pensar que os fatos tem coincidência histórica.

Na maioria ou na totalidade das vezes não tem, apenas o autor é hábil o suficiente para misturar seus personagens no meio de acontecimentos e personagens históricos de um maneira que parece tão verossímil, que nos vemos, subitamente, a procurar no Google dados sobre personagens, até sempre confirmarmos, inexoravelmente, que são fictícios.

Somerset Maugham, por exemplo, costuma escrever na primeira pessoa do singular, um estilo que dá a impressão de que que o autor está inserido na história conversando e entrevistando personagens. Segundo ele, isto dá mais verossimilidade à narrativa, de tal forma que Maugham em seus prefácios costumava alertar o autor de que ele não estava na narrativa e de que não se iludissem sobre os fatos terem acontecido a ele próprio.

Portanto, amigos, deem pausa a seus estudos com uma boa ficção de tempos em tempos. Um bom autor ensina muito sobre a natureza humana e nos faz crescer como seres humanos.

Publicado inicialmente em: Conversando Sobre História.

Nenhum comentário: