domingo, janeiro 02, 2011

Battisti: Quem explica?

Realmente, explicar a política externa do governo Lula é uma das tarefas mais difíceis para qualquer analista político sério.

Desde o namoro com Armajinehad até a decisão ao apagar das luzes de não extraditar o condenado italiano Cesare Battisti, o rumo empreendido à política externa brasileira pelo grupo que assessorava o ex-Presidente Lula só pode ser traduzido por argumentos que povoam, exclusivamente, cabeças como a do assessor Marco Aurélio Garcia.

Um problema que não é nosso, um suposto criminoso que nos basta frente ao criminosos nacionais pode se transformar uma questão italiana em um problema brasileiro de consequências danosas para o país.

A preocupação com os tratamento que poderá ser conferido pela justiça italiana ao condenado deles importa mais do que as condições em que vivem nossos próprios condenados em cadeias putrefatas e superpovoadas.

Como alguém já disse, para Dilma ter sucesso em sua política externa basta fazer o contrário do que fez Lula. Será que fará, tendo no Ministério das Relações Exteriores um pupilo de Amorin?

Alguém explique por favor; Porque Lula negou a extradição de Battisti? Confesso que não me ocorre nada plausível.

Nenhum comentário: