terça-feira, abril 28, 2009

Danos da Mídia Desinformada


Nos últimos dias de abril estamos sendo inundados de informações alarmantes sobre o que a mídia, em função de uma simplificação dos cientistas, está chamando de gripe suína.

No primeiro momento, é natural que associemos o perigo aos suínos, principalmente, ao vermos a preocupação das autoridades em explicar de que não existe risco no consumo de carne suína.

A pergunta é: mesmo com a informação disseminada na mídia de que não existe este risco você acha que alguém vai consumir carne suína no momento?

Claro que não e até alguns países já suspenderam importação de carne suína dos E.U.A, México e Canadá.

Mas a grande verdade é que os cientistas, apenas por simplificação, denominaram a doença causada por este vírus de gripe suína porque a proteína de superfície desse vírus é muito similar àquela dos vírus que, usualmente, atacam os suínos, mas ele é uma mutação do vírus de gripe e encampa características do vírus suíno, do aviário e do vírus humano. Ou seja, é um vírus influenza A, designado H1N1, mas contém DNA dos vírus H1N1 aviário, suíno e humano e que parece ter adquirido a capacidade de transmitir-se de pessoa para pessoa diferentemente do H1N1 originário dos suínos.

Não parece existir existe nenhum suíno infectado, só humanos, e a transmissão acontece de humanos para humanos. Dessa maneira, está sendo criado um grande equívoco na mente população em todo o planeta, fato que certamente afetará a economia do rebanho suíno mundial. A organização correspondente à OMS, relativa aos animais, já se manifestou repudiando esta nomenclatura.

Como se vê, nessa e em outras ocasiões a mídia desinformada ou precipitada em suas avaliações tem a enorme capacidade de destruir, irremediavelmente, reputações.

Nenhum comentário: