sábado, novembro 10, 2007

Verdade ou Bravata!


Assisti dia 8/11 ao anúncio da grande descoberta da Petrobras na bacia de Santos com uma nítida desconfiança inicial. À medida que a revelação ia sendo feita, embora algo me dissesse que era bom demais naquele momento político, eu até comecei a achar que não seria possível uma utilização política de um fato de tal ordem.

A presença da Ministra Dilma e não do Ministro das Minas e Energia ou do Presidente da Petrobrás me intrigavam. O posterior comedimento dos diretores das áreas técnicas da Petrobras também não garantiam o entusiasmo da Ministra. Enquanto ela falava em mudanças do patamar do Brasil entre os produtores de petróleo eles falavam em robustez das hipóteses, mas apenas hipóteses.

No dia seguinte, vários comentários na imprensa davam força às minhas impressões. Eram lembrados anúncios anteriores na época ainda do regime militar e mesmo recentemente em 2003 que davam conta de estimativas anunciadas com entusiamo e que não haviam se concretizado.

Também no dia seguinte as ridicularizações e ironias de Chaves, encaradas pelos assessores do governo apenas como brincadeiras, não deixaram o presidente Lula muito à vontade na reunião da Cúpula Ibero-americana, em Santiago.

Uma descoberta como esta somente traz resultados de 4 a 5 anos depois, dependendo da economicidade da jazida e seria uma grande falta de seriedade se o governo estiver usando este anúncio para afastar das discussões cotidianas o recente problema da falta de gás natural. Colocaria o governo, o país e o seu povo no ridículo depois de um anúncio com tanta pompa. Sem contar a valorização das ações que com tanta maracutáia nunca saberemos se alguém soube da informação privilegiada.

Esperemos que eles saibam o que estão dizendo embora esta diferença entre o tom do discurso político e técnico traga alguma preocupação.

Nenhum comentário: