quarta-feira, outubro 17, 2007

Chegando a Internet Espacial

2007 AFP KurzweilAI.Net

Pessoas em um Internet café em Chengdu city, na província sudoeste chinesa Sichuan, em 2005. Vinton Cerf, um dos co-criadores da Internet predisse que após se expandir ao redor da Terra a Internet está agora se preparando para atingir o espaço exterior em locais nunca antes alcançados pela rede.

Vinton Cerf afirmou que a proposta da Internet "interplanetária" permitirá que as pessoas tenham possibilidades "de acessar informações e controlar experimentos realizados bem distantes da terra".

A expansão dentro do sistema solar trará novas regras e regulamentações também, disse Cerf em um fórum anual em Seoul. Ele e outros especialistas estão trabalhando num conjunto de padrões projetados para orientar a comunicação na era da Internet Espacial.

"Finalmente, a Internet nos levará aonde nenhuma rede jamais chegou antes" disse Cerf, que é vice-presidente da Google.

Ele afirmou que junto como um time de engenheiros do Jet Propulsion Laboratory na Califórnia vai completar a parte chave do projeto - estabelecer, em três anos, padrões para comunicações espaciais como as da Internet.

Cerf afirmou, em uma conferência separada de imprensa, que os novos padrões serão necessários em razão das enormes distâncias e atrasos temporais envolvidos nas comunicações através do espaço.

Ele disse mais: "Este esforço está agora produzindo frutos e está na rota para que o espaço esteja qualificado e padronizado num prazo até 2010.

"Certamente adicionaremos um backbone interplanetário para assistir as missões remotas e tripuladas com uma comunicação potente."

Cerf, visto como um dos pais da Internet juntamente com Robert Kahn, maravilhou-se com o seu crescimento explosivo na última década afirmando que a tendência continuará.

O número de usuários na Internet tem crescido 20 vezes na última década para cerca de 1.2 bilhões neste ano, com o número de servidores aumentando de 22,5 milhões para 489 milhões ele disse.

"No futuro," aduziu, "o mundo inteiro terá acesso a estes serviços que estão disponíveis na Internet."

Uma das mudanças marcantes foi o enorme crescimento da Internet na Ásia que agora atinge 436 milhões de usuários, muito acima dos 321 milhões da Europa e dos 233 bilhões da América do Norte, o berço da web, diz ele.

"O fato de existirem tantos usuários na Ásia sugere que o conteúdo da Internet vai certamente conter mais informações em idiomas diferentes do inglês do que hoje", ele aduziu.

Mudanças tecnológicas estão ocorrendo para manter o passo com esta expansão e um dos desafios principais sendo a diminuição dos endereços na Internet.

Atualmente a internet permite apenas 4,3 bilhões de endereços distintos, muito mais que em 1970, mas ainda não suficiente, disse Cerf, que também tem acento na Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN).

Ele disse que o ICANN, que gerencia nomes de domínio e endereços estava preparando para lançar um novo formato que acomoda 340 trilhões trilhões trilhões de endereços.

Cerf afirmou que o ICANN se reunirá no final deste mês para discutir a expansão do número de caracteres usados para os nomes internacionalizados de domínios (IDNs) tais como .com ou .net, os quais atualmente somente adotam nomes latinos e romanos.

"Em algum momento na primeira metade de 2008, espero que existirão oportunidades de registrar IDNs usando idiomas diferentes do Latim," disse ele.

Ele disse esperar que bilhões de aparelhos capazes de acessar a Internet irão surgir, com itens cobrindo praticamente todos os eletrodomésticos tais como televisão, rádios, equipamentos de cozinha, equipamentos de fax e impressoras, refrigeradores e balanças de banheiro.

Nenhum comentário: