quinta-feira, fevereiro 23, 2006

Silêncio Sobre Jesus na História

Desde a montagem do artigo 2000 Anos do Mito Cristão que abordei a tese do estudioso americano Earl Doherty denominada por ele de "Conspiração do Silêncio".

Recentemente, descobri um artigo escrito por Lee Salisbury que foi traduzido para o Ateus do Brasil por Fernando Silva e que apresenta estas mesmas idéias de uma maneira simples e clara mostrando como a história silencia sobre Jesus de uma forma desconcertante.

Leia o artigo Jesus: O Incômodo Silêncio da História na MPHP.

Um comentário:

Ivani Medina disse...

Alguém já ouviu falar de uma Iemanjá histórica? Não? Claro, não faz o menor sentido. Então por que o Jesus histórico faz? O que já foi feito para dar sentido a essa crença é de dar medo.

“A verdade histórica é a mais ideológica de todas as verdades científicas [...]Os termos de subjetivo e de objetivo já não significam nada de preciso desde o triunfo da consciência aberta [...]. A verdade histórica não é uma verdade subjetiva, mas sim uma verdade ideológica, ligada a um conhecimento partidário”. (ARON cit. por Marrou, s/ data, p. 269)

Se a fé nunca dependeu da história, porque fazem tanta questão desta última? Por que insistem em preservar essa bruma que envolve os primeiros séculos do cristianismo? Não devia ser assim. No entanto, quando fazemos uma aproximação dos fatos com fatos e não com ideias, é possível outra conclusão.

http://cafehistoria.ning.com/profiles/blogs/paguei-pra-ver