sexta-feira, agosto 24, 2007

Mensalão no Supremo



Assisti desde quarta-feira passada quase que integralmente as seções do STF relativas ao julgamento da aceitação da denúncia dos 40 acusados do chamado mensalão.

Foi interessante notar a atuação de cada Ministro e como cada um encara seu mister. De uma maneira geral todos me passsaram a seriedade que se espera de um ministro do STF com exceção do Ministro Eros Grau.

Aquele passa uma impressão de estar ali a contra-gosto, profere votos monosilábicos como se não tivesse a cultura jurídica para tal embora seja um dos maiores currículos da corte suprema, pelo menos no papel.

Impressionou-me a metodologia do Ministro relator Joaquim Barbosa que facilitou bastante a produtividade do julgamento da denúncia. A Ministra Ellen Gracie empresta bastante elegância e dignidade à suprema corte.


Participações também que nos ensinaram muitos foram as dos ministros Celso de Melo e Cesar Peluso este, especialmente, demonstrou a maior indignação pelo que via ser passado diante de seus olhos.

Não posso deixar a oportunidade para condenar a reportagem de O Globo que invadiu a privacidade dos ministros com sua matéria do dia 23/08 divulgando fotos das telas de seus computadores com mensagens particulares trocadas pela intranet por dois dos ministros. O afã do furo faz um jornal ultrapassar os conceitos da liberdade de imprensa adentrando na libertinagem de imprensa. O pior é que o fotógrafo autor dos flagrantes foi homenageado como heroi da profissão na edição do dia 24/08. Sinceramente, não sei o que faz a editoria de um jornal como O Globo julgar como apropriada a publicação de uma intimidade como a que foi revelada.

Nenhum comentário: