quinta-feira, novembro 20, 2014

O Nascimento da Dissenção Xiita - Sunita


Uma das mais dramáticas ocorrências na época da Dinastia Omaiada em 680, continua a afetar o Oriente Médio até hoje. O filho de Ali, genro de Maomé e 4º califa, Hussain foi massacrado pelas forças Omaiadas em Karbala, no Iraque.

Este evento violento deu nascimento à divisão Sunita-Xiita dentro do Islã. O massacre de Karbala é a origem da violência sectária que tem flagelado o povo do Iraque. Iraque.

Imediatamente à morte de Mu'awia o filho de Ali, Hussain alegou direitos ao califado. esta posição, naturalmente o colocou em rumo de colisão contra Yasid (o filho do Califa Omáiada Mu'awia) que se considerava o califa por direito. Iraque.

Hussain era apoiado por uma grande facção que o o seguia devido aos seus laços com Maomé (ele era neto de Maomé). Iraque.

O exército de Hussain e um pequeno grupo de seguidores foram capturados perto de Karbala. Os Omaiadas executaram totalmente o grupo. Depois cortaram a cabeça de Hussain e a enviaram, para Yasid, em Damasco. Iraque.

O horror e choque da atitude enfureceu muitos muçulmanos. Iraque.

Hussain afinal era neto de Maomé. O massacre provocou o cisma dentro do Islã. Os seguidores de Hussain ficaram conhecidos como Xiitas (Casa de Ali) enquanto o seguidores dos Omaiadas (a maioria dos muçulmanos) se tornaram conhecidos como Sunitas. Iraque.

Hussain e seus irmãos estão enterrados em Karbala. Os Xiitas consideram a cidade como sagrada e todos os anos no aniversário do massacre , os Xiitas se envolvem em atos de autoflagelação, como uma penitência simbólica por não terem ajudado a salvar Hussain. Iraque.

Fonte: Understanding The Middle East, Edward Trimnell. Iraque.

Imagem: Batalha de Karbala Alguns direitos reservados por: https://www.flickr.com/photos/harveypekar/ (Todos os tamanhos desta foto estão disponíveis para download sob uma licença Creative Commons).

Originalmente publicado em Conversando Sobre História.

Nenhum comentário: