domingo, outubro 05, 2014

Leonor de Provença


Embora as mulheres só viessem a ser governantes na Inglaterra bem mais tarde, Leonor da Provença, se não governou oficialmente, teve forte influência nas decisões do Rei, Henrique III.

Ela exerceu forte influência sobre o marido, beneficiando parentes franceses e tentando controlar seu filho e herdeiro Eduardo I, levando à rebelião dos barões conduzida por Simão V de Montfort, VI conde de Leicester, durante a Segunda Guerra dos Barões que foi travada em entre 1264 e 1267.

O seu marido foi capturado na Batalha de Lewes, em 1264, juntamente com seu filho Eduardo e Leonor de Provença viu-se forçada a refugiar-se na corte de França junto de sua irmã a rainha Margarida de Provença.

Em 1265, Eduardo escapa se reorganiza com seus barões e lorde aliados e bate Montfort na Batalha de Eversham

Henrique III de Inglaterra, que continuava rei, mas era controlado por Montfort, recupera suas funções do trono em 1265 e Leonor volta a Inglaterra, sendo no entanto mantida à margem da política. A guerra continuará a ser travada com o filho de Montfort, Simon de Montfort.

Quando o seu marido morreu em 15 de Novembro de 1272, tentou, sem êxito recuperar o poder movendo a sua influência na corte. Não teve no entanto sucesso. O seu filho Eduardo I assume o poder e encarrega-a de educar vários dos seus netos enquanto ele e sua esposa, Leonor de Castela partem para as Cruzadas.

Alguns anos depois retira-se para a abadia de Amesbury, em Wiltshire, onde acabou por morrer em 24 de Junho de 1291 aos 68 anos de idade. Encontra-se sepultada nesta abadia.

Fonte: Marc Morris
Imagem: Supostamente Leonor da Provença - Você acredita? A vestimenta parece-me muito gata, fora dos padrões do século 12. Não quero dizer com isto nem melhor nem pior, apenas fora do padrão de beleza. Não consegui determinar a origem desta imagem. Acho que algum fã da Eleanor a produziu

Originalmente Publicado em Conversando Sobre História

Nenhum comentário: