domingo, outubro 28, 2012

Choque de Gestão


A ocasião das eleições municipais é uma boa hora para discutirmos, tanto a gestão pública, como a privada, no Brasil.

O que se percebe é que uma parcela muito pequena dos municípios brasileiros foca na excelência da gestão e o que se vê nas discussões pré eleitorais são os debate de questões menores, na maioria ligadas a controvérsias políticas.

Recentemente, foi liberado mais um relatório do Banco Mundial, enfocando o tempo necessário para que as empresas resolvam suas questões com o fisco, que se constitui um bom indicativo de como a gestão é encarada em nosso país por nossas autoridades.

Permanece o estamento burocrático, de longa data denunciado por Raimundo Faoro, em sua obra os "Donos do Poder".

Este relatório mostra, que desde 1992, sem nenhuma melhora de lá para cá, o Brasil é campeão mundial no tempo em que as empresas se dedicam para ficar em dia com as obrigações tributárias, dentre um universo de 178 nações pesquisadas.

O Brasil ostenta a incrível marca de 2600 horas, cerca de 108 dias, o dobro da média mundial e mais do que o dobro do segundo colocado, A Bolívia, com 1080 horas. Dessas 2.600 horas, o estudo aponta que 932 horas (38,83 dias) são gastas com impostos sobre o valor agregado (exemplo do ICMS), 732 horas (30,5 dias) para o pagamento de contribuições trabalhistas e previdenciárias (INSS) e 421 horas (17,54 dias) para fazer o cálculo das obrigações sobre o lucro (Imposto de Renda Pessoa Jurídica).

Pelos longos anos seguidos que este relatório indica esse absurdo, fica claro que não existe por parte das autoridades fiscais nenhuma preocupação em mudar esse quadro.

Este é o "Brasil para Todos" da propaganda oficial, esta é a 6ª economia do mundo, que precisa, urgentemente, de um choque de gestão em todos os níveis.

terça-feira, outubro 23, 2012

Negociações Mal Conduzidas: A Devastação da Tchecoslováquia.


Novo artigo no site Negociart: Ciência e Arte da Negociação, mostra à luz das técnicas modernas de negociação os erros do Ministro Britânico Chamberlain, nas negociações com Hitler, em 1938. A falta de preparação do ministro britânico viria a custar a vida de 25 milhões de pessoas.  

Acesse o artigo no link abaixo:

Negociações Mal Conduzidas: A Devastação da Tchecoslováquia.

quinta-feira, outubro 11, 2012

Ódio, Justificativa Esperniandi

A entrevista de Leonardo Boff hoje pela manhã na CBN resume a argumentação "Juris Esperniandi" dos simpatizantes do PT.

Esquecem que o colegiado que condena os dirigentes petistas é formado em sua maioria por Ministros nomeados pelos Presidentes Lula e Dilma além de um Ministro que militou e trabalhou como advogado para o PT.


Como o ódio pode ser o mote?

Como resistências ao dito projeto do PT pode ser o mote? 

Puramente "juris esperniandi".

A cúpula petista está sendo condenada porque cometeu crimes, ponto e basta. E se o julgamento levou todos estes anos para entrar em pauta deve-se ao processo judicial brasileiro, muito bem explorado pelos advogados de defesa e a sua ocorrência em época de eleição municipal é circunstancial.

O discurso de julgamento de exceção apregoado pelos réus é um desserviço à democracia e um partido que se diz maduro deveria repudiar e não endossar estas afirmações. O Brasil já deixou esta fase há muito tempo.