sábado, fevereiro 24, 2007

Novos robôs interpretarão emoções

O Globo 24/02/2007 - Ciência e Vida

LONDRES. Criar robôs que interajam emocionalmente com as pessoas é o objetivo de um amplo projeto científico europeu coordenado por pesquisadores britânicos e previsto para durar três anos. Chamado de Feelix Growing, o projeto envolve seis países, 25 especialistas em robótica, psicólogos e neurocientistas.
Nas palavras de Lola Cana-mero, a meta é criar robôs "que aprendam com os seres humanos e respondam de maneiras socialmente e emocionalmente apropriadas".
— O mundo emocional humano é muito complexo, mas respondemos a dicas simples, coisas as quais não notamos ou prestamos a atenção, como o jeito de alguém andar — afirmou Lola, da Universidade de Hertfordshire.
O projeto envolve o desenvolvimento de uma série de robôs que sejam capazes de captar informações sensoriais dos humanos com os quais interage e adaptar seu comportamento de acordo com os dados.

Tudo caminha em direção à Singularidade.

quinta-feira, fevereiro 15, 2007

Computador Quântico Já Funciona

Quinta-feira, 15 de fevereiro de 2007 - 10h51

SÃO PAULO - A empresa canadense D-Wave demonstrou nesta semana o primeiro computador quântico do mundo.


O Orion, contruído pela D-Wave, é um computador de 16 qubits ("bits" quânticos). É a primeira máquina desse tipo capaz de realizar tarefas práticas. O fato de ele estar em pleno funcionamento é surpreendente. Alguns especialistas vinham prevendo que demoraria 20 anos para que os computadores quânticos pudessem ser usados na prática.

O anúncio da D-Wave vem sendo recebido com ceticismo pelos cientistas. Dave Bacon, pesquisador da Universidade de Washington, aponta, em seu blog, uma série de pontos duvidosos na tecnologia descrita pela D-Wave. Ainda assim, ele considera positiva a decisão da empresa de demonstrar publicamente sua máquina.

Ler Notícia


Leia Também Singularidade Tecnológica

quarta-feira, fevereiro 14, 2007

Criminalidade e Vontade Popular



Transcorrida uma semana do bárbaro assassinato do menino João Hélio assistimos a um desfile de vaidades no Congresso Nacional e entre as elites jurídicas que atrasam o desenvolvimento das leis penais a décadas.

Alguns destes luminares juristas insistem apenas nas medidas de longo prazo enquanto morrem nas ruas os cidadãos que trabalham e vivem hoje nesta terra sem lei e paraiso da impunidade.

Já é hora de calarmos a boca desta elite inútil.

Estamos numa democracia e que se faça a vontade popular não a vontade dos supostos técnicos que ainda teimam em defender a utópica idéia da prisão como instrumento de recuperação de criminosos. A prisão tem como função punir os criminosos e inibir a reincidência criminosa pelo receio da pena. Está mais do que provado que a impunidade incentiva o crime.

Basta de hipocrisia de esconder o rosto dos menores de idade e maiores no crime. Os criminosos utilizam este nefasto ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente, colocando os menores como bucha de canhão para proteger os verdadeiros criminosos. É a certeza da impunidade.

As medidas a longo prazo, para evitarmos a transformação das crianças de hoje em assassinos de amanhã são necessárias, mas precisamos também de medidas emergenciais, que podem até ser temporárias, para oferecermos tranqüilidade aos que vivem hoje.

Isto parece tão óbvio que fica difícil entender manifestações como a da presidente do Supremo Tribunal Federal, Ministra Ellen Gracie.

Ministra , por favor, guarda o seu "conhecimento", deixa o povo dizer o que deseja. Este é um estado democrático de direito no qual o povo tem a última palavra, não os técnicos.

Perguntem ao povo o que ele deseja promovendo um plebiscito. Não podemos continuar à mercê de uma elite que se arvora de dona da verdade e decide por milhões de brasileiros sem se importar com o que estes pensam.

quinta-feira, fevereiro 08, 2007

Violência e Direitos Humanos

Parece que chegamos ao fundo do poço.

Os episódios de ontem em um subúrbio do Rio dando conta de que uma criança de seis anos foi arrastada por 4 quilômetros até à morte, pendurada pelo cinto de segurança de um carro após este ter sido roubado à mão armada por assaltantes, chega ao pior dos nossos mais tenebrosos temores com relação à segurança pública neste Estado.

Logo se levantarão os "juristas" de plantão para afirmar do alto de suas erudições que de nada adianta diminuir a maioridade penal e agravar mais as penas e endurecer com a legislação pífia desta país que faz com que criminosos como estes, se presos, logo estejam soltos para executar novas atrocidades.

Vão se levantar também os "defensores de plantão dos Direitos Humanos" procurando proteger estes "cidadãos" da sociedade vingativa.

Parece óbvio que Direitos Humanos são para humanos e estes "cidadãos" são animais e devem ser tratados como tal, sem regalias e sem leis brandas que permitam que alguma destas Igreja$ contabilize "sucesso" colocando uma Bíblia em baixo do braço destes criminosos para que eles em pouco tempo sejam beneficiados com regalias da lei pelo "bom comportamento".

Saem, jogam a Bíblia no lixo e começam novamente a se orientar pela bíblia do crime organizado.

Não, eles tem que mofar lá por muito mais de 30 anos e devemos seriamente pensar na aplicação da pena de morte oficial. Que se faça um plebiscito; ficará óbvia a opção da Sociedade por esta punição.

Como lí hoje em um comentário online sobre esta mesma notícia, é preciso que nos rebelemos contra isso e processemos o Estado por danos, todas as vezes que sofrermos com a criminalidade. Afinal, a maioria das ocorrências acontece nas ruas, no trânsito em espaços que deveriam estar sobre proteção oficial. Quando as indenizações doerem no bolso, por causa da omissão, talvez as autoridades de segurança comecem realmente agir em defesa do cidadão.

Não aguentei esperar pelo site da Nova MPHP que ainda leva cerca de 10 dias para ir para o ar. Escrevi e coloquei no site um artigo mais expandido do que esta nota. Leia em Criminalidade, Legislação Penal e Direitos Humanos .