quarta-feira, setembro 19, 2007

Máquina de Chat Inteligente

Technology Review, September 19, 2007

Uma nova empresa chamada Cognitive Code desenvolveu um software que se acredita permitirá que gadgets do dia-a-dia falem com humanos. Na conferência Techcrunch40, em San Francisco, na Segunda-Feira, foi apresentado por um estúdio de desenvolvimento um conjunto de algoritmos que convertem strings de palavras em conceitos e formulam uma resposta verbal. Os desenvolvedores podem permitir que negócios como fabricantes de telefones celulares e brinquedos usem a tecnologia para adicionar habilidades conversacionais a seus produtos.

Ao invés de compor um e-mail em um palm, afirma Leslie Spring, o diretor de tecnologia da companhia, imagine instruir um telefone para "enviar um e-mail para Tom avisando-o que estarei lá em 10 minutos". Spring afirma que tal capacidade pode ser possível com os algoritmos - baseados em 15 patentes - que a Cognitive Code desenvolveu.

O problema com o qual a empresa está lidando é chamado de processamento de linguagem-natural e está sendo objeto de intensa pesquisa em laboratórios de renome mundial por décadas. Alguns programas de computador já são capazes de passar informações básicas a partir de entradas que não se ajustam inteiramente a comandos exatos. Exemplos conhecidos são os programas chatbots tais como Alice e Jabberwacky, programas que simulam uma conversação via um texto de entrada.

Spring alega que o produto da Cognitive Code, SILVIA (o qual significa Symbolically Isolated, Linguistically Variable Intelligence Algorithm), é mais avançado do que os chatbots por uma série de razões. Primeiro, SILVIA lembra e entende o contexto da conversação. Por exemplo, se você estiver falando à respeito do filme Star Wars e perguntar sobre o que é a trama, o sistema vai se referir a peças anteriores da conversa para recuperar informações sobre a trama do filme ao invés de fornecer uma informação genérica de trama, ou a trama de um outro filme ou livro que foi discutido antes de Star Wars. O outro aspecto chave de SILVIA que a faz diferente, diz Spring, é sua habilidade para compreender conceitos que foram verbalizados numa variedade de maneiras e produzir repostas igualmente verbalizadas.. "Você pode falar para SILVIA usando qualquer frase que desejar," diz Spring, "e ela extrai o sentido. Por outro lado, temos algoritmos que pode retornar [respostas] na linguagem humana. às vezes ficamos surpresos com a maneira com que SILVIA cria estas coisas."

O sistema trabalha da seguinte maneira: durante uma conversa, palavras são ajustadas em dados conceituais, explica Spring. SILVIA toma estas conceitos e os mistura com outros dados conceituais estocados na memória de curto prazo (informações da conversa corrente) ou na memória de longo prazo (informações que foram estabelecidas anteriormente em seções de treinamento). Então SILVIA transforma os conceitos resultantes de volta em linguagem humana. Eventualmente, o programa pode disparar programas para rodar no computador ou realizar outra tarefa necessária para interagir com o mundo exterior. Por exemplo,pode gravar um arquivo, fazer uma pesquisa em um mecanismo de busca ou enviar um e-mail.

SILVIA é uma plataforma projetada para permitir que computadores, telefones celulares, brinquedos e outros artefatos se envolvam em conversas realísticas com as pessoas. A empresa Cognitive Code, que criou SILVIA, está, prioritariamente, buscando por fabricantes de brinquedos. Aqui, a interface de SILVIA é representada por uma face de mulher numa tela de laptop.
Credito: Cognitive Code

Multimedia
Clique aqui para ver uma versão anterior de SILVIA interagindo com diretor de produção de tecnologia da Cognitive Code, Leslie Spring.

2 comentários:

Ronison Leal disse...

Conheço um iteressante que é via chat virtual via internet, vale a pena conferir.

www.servicebot.com.br

Ronison Leal disse...

conheçam também o chat sem atendentes
www.servicebot.com.br